Disney Cruise Line anuncia novos destinos e roteiros para 2022
março 24, 2021
Turismo na Tailândia
Turismo na Tailândia: o que você precisa saber antes de viajar
abril 19, 2021
Exibir tudo

Quase centenário, Museu Histórico Nacional investe em preservação

Fechado ao público há mais de um ano, o quase centenário Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio, prevê uma série de ações para os próximos meses, incluindo a preservação de parte do acervo e a reabertura do espaço, prevista para outubro.

Fundada em 1922, a instituição pretende comemorar a data redonda com a exposição Terra À Vista e Pé na Lua, que parte da obra de Ziraldo para falar da aventura humana rumo ao desconhecido. A princípio, a mostra será on-line, mas se a pandemia arrefecer, será aberta a visitação.

A programação prevê também publicações – uma delas sobre o famoso Pátio dos Canhões – um seminário virtual e a introdução do uso de tecnologia de códigos QR em algumas mostras. O visitante aponta a câmera do celular para uma imagem em preto e branco e é direcionado a uma página com explicações sobre as obras expostas.

A exposição Do Móvel ao Automóvel, uma das primeiras organizadas no MHN, na década de 20, e até hoje em cartaz no local, com veículos produzidos entre os séculos XVI e XX, ganhará complemento em áudio, com uma trilha musical de época.

Entre as ações de preservação do acervo estão a captação de imagens de peças etnográficas da coleção de vestimentas de Sophia Jobim (1904-1968); material para guardar adequadamente o acervo de cédulas, moedas e medalhas e a digitalização de coleção de fotografias do século XIX.

 

Fonte: Veja Rio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *