Desde o último dia 29 de abril, a capital lituana abriga o Vilnius International Film Festival, considerado o festival cinematográfico mais importante daquele país europeu.
Seria mais um evento de cinema pelo mundo se o endereço não fosse a pista de estacionamento e abastecimento de um aeroporto. Segundo o terminal, o evento Aerocinema – The Journey Begins (‘A Jornada Começa’, em português), é inédito na história da aviação.
Cada exibição, que acontece em uma tela equivalente a um prédio de cinco andares, tem capacidade para 200 veículos.
Com 18 filmes programados até o final de maio, o festival leva ao público produções da Europa (Espanha, França, Itália, Suécia, Polônia e Rússia) e da Ásia (Coréia do Sul e Japão).
Com as restrições de viagens internacionais no aeroporto de Vilnius, os organizadores do festival viram a pista parada como uma oportunidade para exibição de filmes, em tempo de salas de cinema (também) fechadas em todo o país.
Para Algirdas Ramaška, diretor geral do festival, esta é “um novo tipo de viagem, através de uma tela prateada ao ar livre”.
De acordo com nota publicada pelo aeroporto, “o projeto é um apoio às indústrias de aviação e cinema, que estão passando por momentos difíceis como resultado das restrições causadas pela pandemia”.
No entanto, a organização avisa que medidas de segurança sanitária continuam válidas, como carros com até duas pessoas cada e uso de máscaras faciais pelos espectadores, no caso de automóveis com as janelas abertas.
Fonte: Viagem em Pauta