Brotas retoma turismo de aventura com capacidade reduzida
Brotas retoma turismo de aventura com capacidade reduzida
junho 15, 2020
Hotel tem quartos decorados para amantes de carros
Hotel tem quartos decorados para amantes de carros
junho 22, 2020
Exibir tudo

Passeios virtuais com o Google Arts & Culture

Passeios virtuais com o Google Arts & Culture

Google Arts & Culture, anteriormente chamado Google Art Project, é um site mantido pelo Google em colaboração com museus espalhados por diversos países.

Utilizando tecnologia do Street View, o site oferece visitas virtuais gratuitas a algumas das maiores galerias de arte do mundo. Ao “transitar” pelas galerias, é possível também visualizar imagens em alta resolução de obras selecionadas de cada museu.

O serviço entrou no ar em 1 de fevereiro de 2011, com os acervos do Alte Nationalgalerie e Gemäldegalerie, em Berlim; Freer Gallery of Art, em Washington; The Frick Collection, The Metropolitan Museum of Art e MoMA, em Nova York; Uffizi, em Florença; National Gallery e Tate Britain, em Londres; Museu Reina Sofia e Museu Thyssen, em Madri; Palácio de Versalhes, na França; Museu Kampa, em Praga; Museu Van Gogh e Rijksmuseum, em Amsterdã; Museu Estatal Hermitage, em São Petersburgo; e a Galeria Estatal Tretyakov, em Moscou.

De acordo com o Google, sua aproximação junto às instituições não seguiu qualquer direção curadorial, e cada museu pôde escolher o número de galerias, obras de arte e informações que pretendiam disponibilizar.

Por questões de direitos autorais, algumas das obras capturadas com o Street View precisaram ser censuradas.

Em 3 de abril de 2012 foi lançada a segunda fase do projeto, com o número de acervos digitalizados passando de 17 para 151, tornando o número de obras de arte disponíveis superior a 32 000.

A plataforma agora está disponível em 18 idiomas, incluindo o Português, Japonês, Indonésio, Francês, Italiano e o Polonês.

 

 

Google Arts & Culture Brasil

O Brasil conta com 64 coleções e entre elas estão:

  • Pinacoteca de São Paulo;
  • Museu Nacional de Belas Artes;
  • MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand;
  • Museu Imperial (Petrópolis-RJ);
  • Museu de Arte Moderna do Rio (MAM);
  • Museu Histórico Nacional.

 

Tartaruga de couro

Tartaruga de couro ou gigante. Imagem: Banco de Imagens Projeto TAMAR 2009.

Além dos museus, o Google Arts & Culture também conta com a sessão histórias, onde o leitor poderá saber mais sobre a vida de personalidades históricas como D. Pedro d’Alcâtara de Bragança, a história do Frevo e imagens e vídeos do Projeto Tamar.

Então o que está esperando? Visite agora mesmo o Google Arts & Culture!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *