Google Arts & Culture, anteriormente chamado Google Art Project, é um site mantido pelo Google em colaboração com museus espalhados por diversos países.
Utilizando tecnologia do Street View, o site oferece visitas virtuais gratuitas a algumas das maiores galerias de arte do mundo. Ao “transitar” pelas galerias, é possível também visualizar imagens em alta resolução de obras selecionadas de cada museu.
O serviço entrou no ar em 1 de fevereiro de 2011, com os acervos do Alte Nationalgalerie e Gemäldegalerie, em Berlim; Freer Gallery of Art, em Washington; The Frick Collection, The Metropolitan Museum of Art e MoMA, em Nova York; Uffizi, em Florença; National Gallery e Tate Britain, em Londres; Museu Reina Sofia e Museu Thyssen, em Madri; Palácio de Versalhes, na França; Museu Kampa, em Praga; Museu Van Gogh e Rijksmuseum, em Amsterdã; Museu Estatal Hermitage, em São Petersburgo; e a Galeria Estatal Tretyakov, em Moscou.
De acordo com o Google, sua aproximação junto às instituições não seguiu qualquer direção curadorial, e cada museu pôde escolher o número de galerias, obras de arte e informações que pretendiam disponibilizar.
Por questões de direitos autorais, algumas das obras capturadas com o Street View precisaram ser censuradas.
Em 3 de abril de 2012 foi lançada a segunda fase do projeto, com o número de acervos digitalizados passando de 17 para 151, tornando o número de obras de arte disponíveis superior a 32 000.
A plataforma agora está disponível em 18 idiomas, incluindo o Português, Japonês, Indonésio, Francês, Italiano e o Polonês.
O Brasil conta com 64 coleções e entre elas estão:
Tartaruga de couro ou gigante. Imagem: Banco de Imagens Projeto TAMAR 2009.
Além dos museus, o Google Arts & Culture também conta com a sessão histórias, onde o leitor poderá saber mais sobre a vida de personalidades históricas como D. Pedro d’Alcâtara de Bragança, a história do Frevo e imagens e vídeos do Projeto Tamar.
Então o que está esperando? Visite agora mesmo o Google Arts & Culture!