Mega conglomerado vietnamita compra submarino para turismo marítimo no sul da China
junho 5, 2020
Beto Carrero World reabre com novas regras
junho 11, 2020
Exibir tudo

Bares e restaurantes do Rio ganham cartilha para retomada em julho

Bares e restaurantes do Rio ganham cartilha para retomada em julho

Abrasel RJ aponta orientações para adequar o funcionamento dos estabelecimentos com segurança às equipes e clientes durante a pandemia

 

Prevista para 2 de julho, quando terá início a fase 3 do Plano de Retomada da Prefeitura do Rio, a reabertura de bares e restaurantes cariocas exigirá uma série de cuidados.

Por isso, o braço local da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RJ) lançou uma cartilha com recomendações aos estabelecimentos e empresários do setor, de acordo com orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da OMS (Organização Mundial da Saúde).

O conteúdo gratuito (clique para acessá-lo na íntegra) inclui desde a organização espacial dos estabelecimentos à maneira de realizar os pagamentos.

Confira algumas orientações

1) Diminua a capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível uma separação mínima de um metro entre as cadeiras ou dois metros entre as mesas.

2) Repense o modelo de seu cardápio. Se não for possível abolir o menu físico (escrevendo os itens em uma lousa, por exemplo), prepare um modelo plastificado, que possa ser higienizado após o uso. Outra ideia é ter um cardápio digital, que o cliente possa acessar lendo um QR Code pelo celular.

3) Reforce as boas práticas na cozinha e reserve espaço para a higienização prévia dos alimentos crus, como frutas, legumes e verduras. Existem produtos específicos no mercado. Ou use uma solução de água sanitária na proporção de 10 ml (veja no rótulo se pode ser usada para alimentos) para 1 litro de água. Deixe os alimentos na solução por 10 minutos e depois enxágue em água corrente.

4) Disponibilize álcool em gel 70% para os clientes, na entrada e em pontos estratégicos do estabelecimento.

5) As comandas individuais em cartão devem ser higienizadas a cada uso.

6) Reforce a higienização do piso e de superfícies com detergente e sanitizantes adequados, seguindo as orientações do fabricante. Existem no mercado produtos químicos 2 em 1, ou seja, detergente e sanitizante em uma única embalagem.

 

Fonte: Veja Rio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *