10 intrigantes cidades fantasmas para conhecer ao redor do mundo
23 de janeiro de 2019
10 cidades internacionais para conhecer sozinho
22 de fevereiro de 2019
Exibir tudo

8 igrejas fascinantes para conhecer ao redor do mundo

De estruturas feitas completamente em madeira há centenas de anos a grandes edificações planejadas por um dos maiores arquitetos da modernidade para ser construída por mais de cem anos, algumas igrejas realmente sabem como causar uma impressão.

Construídas primeiramente como espaço para cultos religiosos, muitas dessas igrejas já não têm esse propósito, mas continuam a fascinar turistas de todos os cantos do mundo. Para inspirar sua próxima viagem, o Guia da Semana listou 10 igrejas fascinantes para você conhecer ao redor do mundo. Confira:

Sagrada Família | Barcelona, Espanha

A Sagrada Família dificilmente precisa de introdução. O ponto turístico mais visitado de Barcelona recebe cerca de três milhões de pessoas por ano e, ao contrário de alguns pontos turísticos populares pelo mundo, realmente vale muito a pena. Sua construção começou em 1882 e ainda não foi terminada! O projeto foi iniciado sob coordenação de Antoni Gaudí e, apesar de sua morte, os arquitetos responsáveis se mantêm guiados pelo primeiro. São 18 torres de diferentes alturas baseadas em estilos góticos e bizantinos. Seu interior também é um show de cores, luzes e curvas inesperadas.

Foto: Mapics/Shutterstock

Catedral de São Basílio | Moscou, Rússia

A Catedral de São Basílio é um dos cartões postais da capital russa. Em um dos cantos da famosa Praça Vermelha, a igreja, cheia de cores e formas, é única mesmo quando comparada a outros exemplos de arquitetura russa da época. Construída entre 1555 e 1561, o edifício já está ali há mais de 400 anos. É difícil notar por fora, mas o complexo guarda nove capelas dentro dele, cada uma dedicada a um evento ou batalha contra Kazan, cidade conquistada por Ivan, o Terrível, que mandou construir a catedral para comemorar sua conquista.

Foto: Shutterstock

Hallgrímskirkja | Reykjavík, Islândia

A Hallgrímskirkja é uma fantástica igreja de 74,5 m² construída entre 1945 e 1986, localizada na capital da Islândia, Reykjavík. O edifício está entre os

mais altos do país e uma viagem de elevador até o topo da torre garante uma vista fantástica da cidade. Sua estrutura, segundo o arquiteto que a planejou, foi pensada para fazer referência às paisagens do país, como as colunas basálticas criadas pelos vulcões, as montanhas e as geleiras.

Foto: Shutterstock

Igreja de São Jorge | Lalibela, Etiópia

Lalibela é uma cidade em Amhara, no norte da Etiópia, famosa por suas igrejas monolíticas construídas na rocha local entre os séculos 7 e 13. Acredita-se que as igrejas tenham sido esculpidas como réplica de Jerusalém logo depois da conquista daquela cidade pelos muçulmanos. Proibidos de visitarem essa importante cidade cristã, os católicos da região teriam decidido construir uma réplica de Jerusalém. Umas das mais icônicas e famosas das onze igrejas é a Igreja de São Jorge, esculpida em um trincheira quadrada de 25 por 25 metros.

Foto: Shutterstock

Santuário de Nuestra Señora de Las Lajas | Ipiales, Colombia

O Santuário de Nuestra Señora de Las Lajas é um importante centro de culto e peregrinação na Colômbia, mais precisamente na cidade de Ipiales, em Nariño. O templo, que hoje recebe milhares de turistas por ano, além dos peregrinos, começou a ser construído em 1916 em um fantástico vale. Para chegar lá é preciso atravessar uma alta ponte sobre o rio que atravessa a região. É certamente uma paisagem espetacular.

Foto: Shutterstock

Igreja de madeira de Borgund | Borgund, Noruega

Construída por volta do ano de 1180, a Igreja de madeira de Borggund, junto a outras igrejas de madeira da Noruega, é um dos mais importantes sítios históricos do país e uma das mais bem preservadas estruturas de madeira do mundo. Entre suas características mais intrigantes estão as cabeças de dragão cravadas no telhado e inscrições rúnicas nas paredes. Hoje, a igreja não promove serviços religiosos e funciona como um museu.

Foto: Shutterstock

Igreja da Trindade de Gergeti | Gergeti, Geórgia

A 2170 metros de altitude, a Igreja da Trindade de Gergeti foi construída no século 14. É possível que o principal motivo pelo qual se considere essa igreja tão linda seja o cenário: a estrutura medieval em meio à cordilheira do Cáucaso e em frente ao nevado Monte Kazbek, uma fascinante montanha que atinge 5047 metros de altitude.

Foto: Shutterstock

Igreja da Transfiguração | República da Carélia, Rússia

O Kizhi Pogost é um sítio histórico do século 17 localizado na ilha Kizhi, no Lago Onega, o segundo maior lago da Europa, e está inscrito na lista de patrimônios da UNESCO. A estrutura que mais se destaca do complexo é a Igreja da Transfiguração, também chamada de Igreja de Verão, assim chamada por ser de madeira e não ter aquecimento e, portanto, só promove eventos religiosos durante o verão. A construção, do século 18, é completamente de madeira, possui 22 domos e a maior torre tem 37 metros de altura, o que a torna um dos edifícios de madeira mais altos do norte da Europa.

Foto: Shutterstock

Fonte: Guia da Semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *