6 praias paradisíacas no Brasil para conhecer no verão
novembro 5, 2019
Exibir tudo

Rota dos Alpes: conheça a road trip pelas montanhas da Alemanha

Rota dos Alpes

Tegernsee

Em Tegernsee, a maior atração é o lago de mesmo nome, um dos maiores lagos da Baviera, em que é possível atravessar de barco em diversas rotas. A rota completa passa por todas as cidades que rodeiam o lago, e a rota sul margeia três cidades. Você pode até utilizar o passeio como transporte entre os locais, ou fazer o caminho completo, se preferir. Ou ainda, pode alugar um barco particular e fazer a rota que quiser, parar nas cidades que preferir e fazer seu próprio horário. Além disso, as cidades que margeiam o lago são reconhecidas por seus hotéis de luxo e spa, para quem quiser descansar e relaxar entre as montanhas.

Lago Königssee

A apenas 7 quilômetros de Berchtesgaden está o lago Königssee, que possui uma extensão de 8 km, e é cercado por montanhas que compõem uma visão incrível. Por lá, existem duas opções de passeios: uma que vai até a Igreja de St. Bartolomeu e outro até Salet. O primeiro não vai até o final do lago, e faz uma parada na igreja para visitação. O segundo passeio vai até o final lago, em Salet. De lá você pode caminhar até o próximo lago, o belo Obersee. O melhor do passeio é que o guia conta detalhes sobre o lago e os alpes, e ainda faz a ‘parada do eco’, em que ele toca uma trombeta que ecoa pelo lago.

Oberammergau

Oberammergau é uma cidade pequena encantadora na Rota dos Alpes, com casinhas decoradas com afrescos de temas religiosos e rodeado por montanhas. Uma curiosidade da cidade é que a cada dez anos, a população faz uma encenação da paixão de cristo – a próxima será em 2020. A tradição nasceu em 1633, quando os habitantes prometeram fazer a encenação quando não houvessem mais mortes por causa da peste.

A cidade fica próxima a duas atrações muito visitadas na rota: a Abadia Ettal e o Castelo Linderhof. A abadia de estilo barroco foi fundada em 1330 e possui uma fachada e interior de impressionar. Já o castelo terminou de ser construído em 1878. Apesar de ser menor do que outros castelos na Alemanha, é rico em detalhes em seu interior.

Berchtesgaden

O clima tirolês, as roupas típicas e o som dos sinos das vacas vão marcar sua passagem pela cidade de Berchtesgaden. A parte rural da cidade fica aos pés da divisa austríaca, é protegida pela Unesco e oferece passeios aos mais aventureiros – esqui no inverno e trekking no verão. A parte urbana da cidade é típica da região e apresenta traços muito tradicionais, como a cervejaria local que existe desde 1645.

Mittenwald

Apesar de pequena, Mittenwald possui muitos encantos. Rodeada de montanhas belíssimas, é considerada a cidade dos instrumentos de corda na Rota dos Alpes. Apesar da cidade já existir antes, foi em 1684 que um comerciante fundou uma fábrica de violinos e instrumentos de corda, e a cidade começou a prosperar. Por isso, ela é reconhecida pelos instrumentos musicais, que já viraram tradição da cultura local. Aproveite para visitar a movimentada rua Obermarkt, no centro histórico, o Museu do Violino, que possui uma réplica em tamanho gigante do instrumento na frente do prédio, e a Igreja de São Pedro e São Paulo.

Fussen

Fussen também fica na Rota Romântica da Alemanha, por isso reúne muitos turistas de várias partes do mundo. A cidade, que possui um centro histórico muito bonito e preservado, é cercada pelas montanhas dos alpes e fica perto de dois castelos muito visitados: Neuschwanstein, que inspirou o castelo da Cinderella, e o castelo Hohes Schloss, de estilo gótico e decoração com pinturas e afrescos. A aura medieval da cidade com suas casinhas de telhados íngremes e decoração nas fachadas com desenhos de contos de fadas vai te encantar.

Lindau

Lindau é uma cidade muito peculiar da Alemanha. Imagine uma ilha dentro de um lago, é ali que se localiza Lindau. O lago Constança fica ao sul da Alemanha, na região Bavaria, perto da fronteira com a Suíça e Áustria, e faz parte da Rota dos Alpes germânicos. A entrada portuária decorada e o centro histórico da cidade fazem de Lindau um destino muito procurado da rota. No centro, fica o Marktplatz, praça onde se realiza uma feira livre, todas às quartas e sábados, e é rodeado de prédios históricos, como o Museu de Lindau, a antiga prefeitura e um hotel antigo. Outro ponto famoso da cidade é o Farol e o Leão da Bavária. O farol possui 36 metros de altura e permite visualizar uma vista encantadora de Lindau. Já o Leão é símbolo da família real do século 18.

Garmisch-Partenkirchen

Os aventureiros vão gostar de conhecer esta cidade, famosa por ser o centro de esportes de inverno na rota dos alpes germânicos. É de Garmisch-Partenkirchen que sai um trem em direção à montanha mais alta da Alemanha: Zugspitze, com 2.960 m de altura. Antigamente, eram duas cidades, que foram agrupadas quando o local foi sede dos Jogos Olímpicos de 1936. Por isso, possui dois centros históricos, que são igualmente interessantes. O passeio vai te deixar encantado com as casinhas decoradas com afrescos de desenhos religiosos e a paisagem tranquila e encantadora dos alpes.

 

Fonte: Guia da Semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *