Chile inaugura rota de trekking que conecta 17 parques nacionais
21 de março de 2019
7 lugares incríveis para mergulhar no Brasil
4 de abril de 2019
Exibir tudo

Algarve, Portugal: cidades mais bonitas da região

O mapa do Algarve é composto por diversas cidades, próximas umas das outras, e que exibem algumas das paisagens naturais mais lindas do mundo.

Com praias paradisíacas, a região no sul de Portugal é um ótimo destino para aproveitar o calor, as águas cristalinas, fazer passeios de barco.

O Algarve possui um clima mediterrâneo, com verões longos e quentes. É possível conhecer praias com lindas pedreiras, grutas de pedras, paisagens deslumbrantes e águas calmas.

A região também é mundialmente conhecida por ser um ótimo lugar para se viver depois de aposentado. Mas também é um ótimo destino para jovens que buscam apenas curtir uma bela praia e aproveitar boas festas.

E não é somente a bela paisagem e o clima das cidades do Algarve que atraí os viajantes, a gastronomia encanta todos, mesmo quem não conhece a culinária mediterrânea. E, como a região não é muito grande e com diversas formas de deslocamento fácil e rápido, é possível conhecer diversas cidades em poucos dias.

Faro

Ilha Barreta | Foto: Animaris, via Wikimedia Commons.

A cidade de Faro é a capital da região do Algarve. É também considerada uma das portas de entrada para a região, tendo em vista que tem um aeroporto próprio – que é a terceira principal entrada externa do país.

Possui duas praias: a praia de Faro e a praia deserta de faro, chamada Ilha da Barreta. Além de suas paisagens naturais, é conhecida por possuir construções históricas, sendo que muitas datam do século XV, monumentos e museus.

Também é uma importante cidade portuária, possuindo uma longa e belíssima doca de barcos (Doca de Recreio de Faro, ou popularmente conhecida por Marina de Faro) – um local com um pôr do sol de tirar o fôlego.

Catedral de Faro | Foto: Husond, via Wikimedia Commons.

Distante 278 quilômetros da capital de Portugal, Lisboa, Faro é a sede da Universidade do Algarve (UAlg), e por isso muitos jovens de toda a região vão para lá estudar. Além desses, é um grande destino de estudantes universitários de todo o mundo que buscam a cidade para realizar algum tipo de intercâmbio.

Como é uma importantíssima cidade administrativa para a região, de Faro é possível pegar um ônibus (em Portugal chamados de “autocarros”) para qualquer outra cidade do Algarve. A empresa que faz o trajeto é a EVA Bus. Capital e uma das maiores cidades da região, Faro possui desde o hostel mais barato quanto redes de hotéis com maior infra-estrutura.

A cidade, inclusive, é uma boa base de hospedagem enquanto se conhece o resto do Algarve, pelas várias opções de hospedagem e de ter transporte direto para as outras cidades e praias da região. Não é uma cidade cara, é possível encontrar restaurantes com valores acessíveis e comidas típicas. Portanto, inclua Faro no seu roteiro pelo sul de Portugal.

Lagos

Formações rochosas em Lagos.

A cidade de Lagos possui apenas 20 mil habitantes, mas é um dos principais destinos na região do Algarve, por possuir praias daquelas que parecem existir apenas em filmes. Fica a 90 quilômetros da capital do Algarve, Faro, e o trajeto pode ser de ônibus em diversos horários. A passagem de Faro para Lagos custa, em média, 16 euros.

Apesar de possuir um mercado municipal, prédios históricos e lojas no centro, em que é possível conhecer em um dia, os principais pontos turísticos são as magníficas praias. Nelas é possível realizar passeios guiados de barco, a partir de 10 euros por pessoa, entre as lindas paisagens de pedreiras que parecem ter sido desenhadas à mão.

Recomenda-se fazer o passeio de barco pelas águas na parte da manhã, momento em que a maré está mais baixa, e assim é possível entrar em algumas grutas de pedras que ficam na costa e que parecem surreais.

Nos passeios é comum parar para um mergulho em que é possível até enxergar cardumes de peixes se deslocando.

Uma das principais praias, a praia Dona Ana, possui uma estrutura gigantesca de pedras que foram sendo lapidadas pelo movimento da água. É uma das praias mais bonitas do Algarve, geralmente usado como cartão-postal do sul de Portugal.

Portimão

Praia da Rocha | Foto: Steven Fruitsmaak, via Wikimedia Commons.

Portimão é uma cidade que fica a 66 quilômetros de Faro e uma passagem da capital do Algarve para lá custa menos de 6 euros. A cidade possui 40 mil habitantes, sendo a segunda mais povoada do Algarve, e suas praias ficam a mais ou menos 2 quilômetros da região central.

A cidade é um dos principais pontos de pesca da região e também um importante porto para a chegada de cruzeiros. Assim, possui um grande núcleo do comércio algarviano – o que encarece um pouco algumas opções da cidade, como as gastronômicas.

É um ótimo destino para quem se interessa por esportes aquáticos, como surf e kitesurf, e uma das principais praias é a Praia de Rocha, uma atração turística da cidade, que possui rochas que formaram, pela erosão do mar e do vento, uma espécie de caverna aberta na beira do mar.

Para aqueles que gostam de construções históricas e monumentos, é interessante visitar a Praça Manuel Teixeira Gomes. A praça tem um lindo cais com diversos cafés, de diversos restaurantes. Além da praça, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em estilo gótico, vale a visita.

A entrada é gratuita e, após o terremoto ocorrido em Portugal em 1755, da igreja restou apenas o portal de entrada – feito no século XIV.

Albufeira

Praia de Albufeira | Foto: Jose A., via Wikimedia Commons.

A cidade de Albufeira é um dos principais destinos para quem visita o Algarve. Fica a apenas 45 quilômetros de Faro, e uma passagem entre as duas cidades custa menos de 5 euros.

A economia da cidade é praticamente dependente do turismo e da pesca. Sua paisagem é formada por praias e casas brancas, em sua maioria com menos de 2 andares. Dá para conhecer isso tudo em um passeio de jeep por Albufeira.

Albufeira é uma das melhores opções para os apaixonados por praias, que possui em torno de 30 quilômetros de costa. É possível fazer diversos passeios entre grutas e túneis de pedra entre as praias, como as de Santa Eulália, de Galé, dos Olhos d’água e a praia Maria Luisa.

Além disso, a cidade é conhecida por um importantíssimo parque aquático, o Zoomarine Algarve. Em Albufeira, há diversos mirantes gratuitos em pontos altos da cidade, para vislumbrar os olhos com praias de águas cristalinas e paradisíaca.

 

Igreja Matriz de Albufeira | Foto: Kolforn, via Wikimedia Commons.

Para aqueles que se interessam por igrejas e monumentos religiosos, a cidade está repleta! Destacam-se a Igreja da Matriz, a Igreja de São Sebastião e também o monumento da Torre do Relógio, antigo monumento muçulmano da cidade, que possui uma das vistas mais bonitas da cidade.

A cidade tem uma vida noturna agitada. O Centro de Albufeira é animadíssimo, sobretudo nas noites de verão, com vários bares, clubes e boates. A gastronomia típica da região possui diversos pratos com peixes e outras especiarias litorâneas – vale ressaltar que os preços podem aumentar bastante durante o verão, alta temporada do Algarve.

Tavira

Igreja Santa Maria do Castelo | Foto: Bert Kaufmann, via Wikimedia Commons.

Tavira é uma das cidades menos povoadas entre as principais da região, mas uma das que fica mais perto de Faro, apenas 39 quilômetros de distância. Dá para chegar de ônibus, com passagem em torno de 4,50 euros.

É cortada pelo Rio Gilão, e os dois lados da cidade se unem por uma ponte de estilo romano, um dos principais pontos turísticos da cidade.

A cidade é um destino indicado para quem gosta de construções históricas: tem um Centro Histórico repleto de monumentos e edifícios tradicionais, além do Castelo de Tavira. Ele possui lindíssimas muralhas, em que se pode admirar a vista da cidade. E de forma gratuita!

A visitação no castelo pode ser feita até as 19 horas no verão e até as 17 horas no inverno. Vale a pena também um passeio pelo Mercado da Ribeira, que surgiu no século XIX e possui diversos restaurantes típicos da região. Também é um ótimo destino para aqueles que gostam de visitar igrejas durante suas viagens, são mais de 30 na cidade.

Vista do Castelo de Tavira | Foto: Miguel Vieira, via Wikimedia Commons.

As mais visitadas são a Igreja Santa Maria do Castelo, que possui um relógio marcado como ponto turístico da cidade, e a Igreja da Misericórdia. Tavira também é banhada de praias, como muitas das principais cidades da região do Algarve. Tem até excursão de Tavira para conhecer os arredores da região.

A Ilha de Tavira é uma das praias mais perto da cidade e também bastante movimentada, com suas águas calmas. Para visitá-la é preciso pegar um ferry boat que faz o trajeto até lá. Outras praias que valem a pena conhecer são a praia do Barril e a praia de Cabanas de Tavira.

Dicas

A região do Algarve é um destino muito interessante para se conhecer por inteiro. As principais cidades do estado são muito próximas umas das outras e, assim, é possível conhecer muitas delas (quiçá todas) em poucos dias: fazendo o aluguel de carro em Portugal, de ônibus ou de trem.

Por isso, é importante o viajante analisar o mapa do Algarve para buscar quais destinos mais se identifica, já que a região permite muitas possibilidade para o turismo: desde as praias paradisíacas, às cidades históricas, à gastronomia litorânea, os hotéis super bem estruturados, as festas e atividades culturais e também o turismo náutico.

Em resumo, o Algarve contempla todos os tipos de viajantes desde os mais jovens até os mais velhos, dos que pretendem economizar aos  que buscam esbanjar nas grifes europeias e redes de hotéis famosas. As cidades do Algarve são lindas e perfeitas para todo viajante.

 

Fonte: R7 Viagens

 

Vamos conhecer Algarves? Fala com a gente! Iremos preparar um pacote especial para você conhecer este paraíso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *